terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jornais digitais brasileiros

E se alguém solicitar uma informação na Unidade de Informação que o bibliotecário está trabalhando?
Ele deve se restringir apenas ao acervo tradicional de livros?
Depois de tudo que já vimos até aqui  sobre as Mídias Digitais, e tendo consciência do papel do Bibliotecário, é claro que sabemos que ele precisa estar pronto para recorrer a todos os meios de informação que puder para apresentar uma informação variada, com diversos pontos de vista.

Caso alguém estivesse fazendo uma pesquisa sobre o Fumo, por exemplo, o bibliotecário poderia procurar além de livros,  revista, folhetos, folders de programas de saúde, tambem alguns vídeos na Internet, e porquê não as notícias que têm saído na mídia? É preciso saber como andam as polêmicas leis de combate ao fumo, no Brasil  e também no resto do mundo. Essa busca pode ser feita nos arquivos de jornais, caso a Biblioteca tenha, arquivos de recortes, para fazer uma retrospectiva histórica mas principalmente, para a atualidade, nos jornais digitais.

Ao procurar em jornais brasileiros online se poderia encontrar essa notícia, por exemplo:  Lei quer proibir consumo de cigarros nos pontos de ônibus de São José dos Campos, SP - O Globo

Na página da notícia podem ser analisados, além da informação em si, os comentários dos leitores que fortalecem ou contrapõem a notícia. Aliás, esse poderia ser objeto para uma pesquisa de Biblioteconomia, quais os temas mais comentados, como os usuários retornam a informação lida, como se dá a interação, os processos relacionados à informação, como um grupo de usuários busca e usa a informação dos jornais digitais, em comparação com impressos, como se dá a apropriação e a interação com a informação no meio digital, como a folksomia está presente nessa nova forma de comunicação, e tantas outras temáticas.

Os jornais podem contribuir de várias formas no trabalho do bibliotecário. Descubra quais as formas que você pode utilizar.


REFERÊNCIAS
O GLOBO. Lei quer proibir consumo de cigarros nos pontos de ônibus de São José dos Campos. Disponível em: http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2010/11/16/lei-quer-proibir-consumo-de-cigarros-nos-pontos-de-onibus-de-sao-jose-dos-campos-sp-923032269.asp. Acesso em: 16 nov. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário