domingo, 21 de novembro de 2010

Visitas a alguns museus

Visitando os links indicados de alguns museus, vai aqui um breve comentário das impressões sobre cada um:

Museu da Pessoa: Brilhante. Simplesmente vivo. O site, se analisado como recurso, é tradicional comparado às ferramentas que vimos aqui, já que não se encaixa no termo "2.0", no entanto, a idéia do Museu é em si 2.0. O museu é feito por histórias de pessoas normais, que contam suas histórias. Destaco dentre os valores do Museu destaco o seguinte:  
No protagonismo histórico: todas as pessoas têm um papel como agente de transformação da História. Democratizar e ampliar a participação dos indivíduos na construção da memória social é atuar na percepção que os indivíduos e os grupos têm de si mesmos e de sua situação conseguir em nome de outrem.
Além da idéia ser uma iniciativa inovadora, o site como ferramenta é muito amigável, limpo, e a estrutura com uma organização de primeira. Vou virar assídua frequentadora embora tenha sentido falta dos Feeds. Traz informação e material, imagens, texto e também som.

MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul: o site apresenta muita informação sobre a instituição, notícias, e acesso às obras do acervo. É bastante funcional, atrativo e moderno, incluindo a possibilidade de inscrever email para receber notícias (Newsletter) e link para o Twitter. O único porém que ressalvo é a maneira de navegação, para mim o acesso aos menus poderia ser simplificado e agilizado além da resolução ser melhor explorada. Como se vê na imagem abaixo, o conteúdo fica bem estreito no centro da tela prejudicando a visualização.

Site do MARGS: atrativo mas os menus poderiam ser simplificados e mais agéis.
MASP - Museu de Arte de São Paulo: assim como o Margs, apresenta informações sobre o museu, e acesso ao acervo, incluindo acesso ao acervo da Biblioteca. Tem link para as redes sociais Twitter e Facebook, a navegação é relativamente fácil e a interface é amigável também.

Museus-Fórum:  blog da professora e pesquisadora Denise Eler, como ela mesmo escreveu "Dando prosseguimento a esta pesquisa, pretendo registrar neste blog manifestações de Museus-Fórum na web", o que me desanimou foi a professora ter realizado o registro a que se propôs apenas durante dois meses, provavelmente por ter se esgotado a questão de sua pesquisa naquele momento. Em todo caso está lá o registro em um blog, de sua pesquisa sobre as formas de presença online dos Museus. Naquele ano ela escreveu sobre os museus de ciências, afirmando que "Os museus brasileiros de forma geral estão ainda no início da espiral evolutiva das formas de presença online: têm aparência amadora, fazem uso exaustivo de texto e têm pouca presença online além de seus sites" (ELER, 2008, online). Dois anos depois pode-se ver um avanço ainda tímido por parte dos Museus em marcar mais sua presença no meio online, arriscando as redes sociais para além do site.

MUVA - Museu Virtual de Artes El País: site desenvolvido em linguagem Flash, que dá a interface de animação e de maior interação. Apresenta um acervo como se estivéssemos dentro de uma sala, imagens simulando a realidade de um ambiente, um museu virtual fazendo alusão a um museu físico. É uma maneira de fazer um site bem atrativo o único porém é o peso que ele tem. Para uma conexão menos favorecida é preciso uma paciência triplicada para ver cada obra. Um recurso interessante existente é a possibilidade de incluir as obras visitadas como que num favorito e se clicar em "comparación", visualizar as obras lado a lado, com uma indicação para escrever os próprios comentários e enviá-los para o email pessoal ou para o museu. Não entendi muito bem o propósito dessa ferramenta, mas parece ser interessante. No quêsito informação, achei meio complicado de encontrá-las.


Web Gallery of Art: o site mais desatualizado. Desatualizado no que diz respeito aos recursos utilizados. Ainda se parece muito com os primeiros sites que surgiram no contexto web 1.0 Uso excessivo de tabelas e texto sem uma formatação mais moderna. Uma coisa interessante é conservar, ainda, o registro de todos os comentários (ainda no antigo Guestbook) desde 2000, estar no ar tanto tempo e guardando todos os registros é uma exceção. De resto, é preciso mudar a cara do site, até porque ele se propõe a ser uma galeria de arte, um museu virtual, uma base de dados e uma coleção de imagens da Pintura e Escultura da Europa e, de acordo com a visão apresentada no próprio site, trabalharia com as técnicas eficientes do que existe de visual na internet. Para o ano 1996 (início do projeto) pode ser que fosse sim, atual, mas hoje esse modelo de site já não tem razão de ser. É preciso que se atualizem pois o conteúdo é de grande importância.

Virtual Museum of Iraq: assim como o MUVA, foi feito em Flash, e ainda precisa de plugin Quick Time, ou seja, não é muito fácil de qualquer um visualizar já que depende de softwares específicos e também uma boa conexão. No link overview, traz informações sobre a idéia da iniciativa. Não apresenta mais nenhum tipo de link, é a representação virtual do museu fisico do Iraque.
 
REFERÊNCIAS
 
 
ELER, Denise. Museus-Fórums. 2008. Disponível em: http://museuforum.blogspot.com. Acesso em: 21 nov. 2010. 

MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.margs.rs.gov.br. Acesso em: 21 nov. 2010.

MASP - Museu de Arte de São Paulo. Disponível em: http://www.masp.art.br. Acesso em: 21 nov. 2010.

MUSEU da pessoa. Disponível em: http://www.museudapessoa.net. Acesso em: 21 nov. 2010.

MUVA - Museo Virtual de Artes El País. Disponível em: http://muva.elpais.com.uy. Acesso em: 21 nov. 2010.

VIRTUAL Museum of Iraq. Disponível em: http://www.virtualmuseumiraq.cnr.it. Acesso em: 21 nov. 2010.

WEB Gallery of Art. Disponível em: http://www.wga.hu. Acesso em: 21 nov. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário