terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jornais digitais

No Guia do Jornalismo na Internet, André Manta, traz a afirmação de Roger F. Filder, ex-diretor do projeto da Knight-Ridder,de que em meados de 2005 os jornais digitais teriam substituído os jornais impressos. Talvez no final dos anos 90 a indicação realmente fosse essa, mas o que vemos é que essa previsão está demorando um pouquinho mais do que se esperava.
Estamos em 2010 e os jornais impressos ainda resistem, embora visivelmente perdendo suas forças dia após dia.
A pouco tempo o Brasil recebeu a notícia de que o Jornal do Brasil teria sua edição 100% online e para o MInistro de COmunicação Social, Franklin Martins, em alguns anos esse será o futuro de todos os jornais. Leia em: JB 100% digital.
Outro jornal que parece tomar o mesmo rumo é o único: New York Times. Leia em: New York Times anuncia final de edição impressa.

Assim como alguns preconizam o fim do livro, também o fim do jornal impresso é uma grande polêmica, e se as coisas seguirem com as mudanças tao rápidas quanto estão acontecendo, o jornal, como o conhecemos hoje, realmente sofrerá modificações drásticas. O livro ainda é mais perene, mas o jornal, as notícias, esse formato precisará de alterações muito significativas caso queira permanecer concorrendo com o jornal digital e isso parece bem difícil.

Hoje o usuário escolhe as notícias que quer ler, de onde quer ler e qual assunto. Assim tem-se o que identificamos pelos Feeds, uma nova ferramenta 2.0 que alterou completamente o ponto de vista jornalística da busca de informação.

Veja o que são Feeds:




REFERÊNCIAS

MANTA, André. Guia do Jornalismo na Internet. 1997. Disponivel em:  http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/manta/Guia/. Acesso em 12 nov. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário