terça-feira, 16 de novembro de 2010

Repositórios de vídeos

E se os vídeos são tantos e tão importantes, como utilizá-los, ou melhor como achá-los para poder fazer uso das informações nele contidas?
Vimos que os primeiros bancos de imagens surgiram como uma forma de publicidade e de venda de imagens para esse mercado consumidor e posteriormente foram difundidos os bancos de distribuição gratuita e também os repositórios 2.0, de compartilhamento. Não vemos essa realidade com os repositórios de videos que já vêm com o intuito de difusão, transmissão de conhecimentos, informações e compartilhamento.
Assim como pode existir um vídeo de interesse apenas pessoal, seleto de um grupo, nos repositórios pode estar, e está realmente, uma grande parte da memória coletiva de um grupo ou da própria humanidade.
O mais importante nessa ferramenta é a disponibilização de informação de uma maneira rápida e universal. 
Como se poderia acessar um trecho de algum filme russo, muito antigo, praticamente inexistente no Brasil, por exemplo?
Hoje com o advento dos repositórios isso é possível. Desde novelas, programas antigos, séries, filmes, entrevistas, shows, vídeoclips, vídeos produzidos por usuários, tudo, praticamente tudo está acessível no Youtube.
A inclusão e a indexação dos vídeos são feitas pelo próprio usuário e isso pode facilitar como também prejudicar que uma informação seja encontrada. Por experiência prática vejo que os pontos positivos superam os negativos no que diz respeito à indexação por folksonomia. 

Dallacosta et al.(2004) destacou que a tecnologia para vídeos no Brasil estava recém dando seus primeiros passos e ainda não era bem desenvolvida, mas salientou também a necessidade de uma indexação dos vídeos para que se pudesse encontrar determinado assunto para ser utilizado em aula, por exemplo. No artigo destacaram também a grande sacada dos repositórios de vídeos online, onde eles saíriam de videotecas e estariam acessíveis para muito mais pessoas atravé de uma disponibilização mais eficaz.
Hoje vemos que o Brasil está mais avançado, a velocidade da internet já não é tão inferior e o acesso à internet está cada vez mais popularizado (veja dados de acesso à internet pelos brasileiros ) assim o uso de repositórios de vídeos tende a crescer mais e mais. 

Alguns portais com conteúdos científicos:

 
Trecho do filme de Chaplin - O Grande Ditador. Memória cinematográfica em meio virtual. Qualquer pessoa pode ter acesso à obra de Chaplin.

REFERÊNCIAS

DALLLACOSTA, Adriana et al. O vídeo digital e a educação. In.: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 15., 2004, Amazonas. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/343/329>. Acesso em: 11 out. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário