quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Do Ver

“Para mim, a História é isso, o tempo em que minha mãe viveu antes de mim[...]Nenhuma anamnese jamais poderá me fazer entrever esse tempo a partir de mim mesmo[...]ao passo que, contemplando uma foto em que ela me estreita, criança, junto dela, posso despertar em mim a doçura enrugada do crepe da China e o perfume do pó-de-arroz.”(BARTHES, 1989, p.98)
Ainda que Roland Barthes faça uma crítica às fotos comuns, que hoje em dia perderam seu glamour, em seu livro A Câmara Clara, onde faz uma reflexão sobre a imagem fotográfica, ele reconhece a incrível capacidade de uma foto despertar sentimentos. Para ele a essência do sujeito se perde em uma foto mecânica o tornando apenas um objeto, porém esse instante congelado em um papel (suporte mais raro hoje em dia), permanece exercendo seu papel na conservação da memória, tanto individual como coletiva.

Foto: Cartier Bresson
Qual a importância da imagem e o papel que uma fotografia desempenha na vida de cada um?  Infelizmente com a popularização das máquinas digitais a fotografia parece ter perdido um pouco o seu aspecto mágico, editores de foto transformam a realidade e mostram uma fantasia, uma montagem, tirando muito do real objetivo da foto. 

Garotas querendo a perfeição da beleza que vêem nas revistas, estereótipos de mulheres, tiram dezenas de fotos de si mesmas, numa força egocêntrica de mostragem pública na internet, fotos essas que não iram fazer parte de memória alguma e que têm tempo de vida minúsculo. “Nunca o ser humano produziu tantas fotografias e nunca teve tão poucas lembranças para o futuro” (ABBOTT, 2005, online).

Ainda bem que alguns fotógrafos, profissionais ou amadores, remam contra a maré e se esforçam em conservar a magia de tirar uma fotografia e fazer dela algo especial, com uma significação, como na foto de Bresson, onde ele capta com suas lentes o instante único antes do pé se fundir no espelho d'água.

Esses e outros aspectos, de forma geral, serão abordados nos próximos posts.

REFERÊNCIAS

ABBOTT, Jonatas. Geração Sem Memória - Fotografia Digital. Disponível em: http://www.baguete.com.br/colunasDetalhes.php?id=1703. Acesso em: 30 out. 2010.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

0 comentários:

Postar um comentário