quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fotografias de um momento perdido no tempo?

Imagem: stockbrazil
Ainda hoje dedico algumas noites de nostalgia a ler todos os meus arquivos, tudo o que escrevi (muitas besteiras), e talvez algumas características não mudem, sejam nossa essência, porém em todos os outros aspectos nós mudamos. Inevitavelmente estamos em constante mutação

Um exemplo é que, hoje em dia, não consigo mais tratar meu blog como um bobo diário e escrever detalhadamente o que aconteceu no dia, aliás, nem mesmo com as minhas agendas eu consegui fazer isso continuamente e o mesmo se deu com o blog: o abandono veio, primeiro pela preguiça de escrever diariamente, e agora é por achar tão banal escrever sobre meu dia ou sobre meus sentimentos de uma forma geral.

Mas, mesmo que não seja da forma como idealizo, ele ainda está lá, ativo às escondidas, e eu concordo quando leio que há a "[...] possibilidade de encontrar nos blogs uma nova forma de registro da memória contemporânea, circulando livremente no ciberespaço [...]” (CARVALHO; CARVALHO; 2005, p. 64). Poderia dá-lo uma conotação informativa, dirão alguns, mas não tenho esse propósito.

Não há meu nome identificando, nunca tive a intenção de ser escoberta, como teoricamente é a proposta do blog. Sempre escrevi para mim mesma, e não vejo mal algum nisso. A intenção  era apenas ter uma memória exterior mais "moderna" que uma agenda.

É preciso ter noção também da instabilidade de uma memória digital. A qualquer momento os arquivos podem ser apagados do servidor e, caso não arrume outra forma de guardar, perderei meus registros novamente, como já aconteceu: um antigo servidor de blogs (weblogger) saiu do ar e todas as pessoas que mantinham seus endereços e arquivos  neste site perderam seus registros.


Usuários de blogs falam a respeito do término do servidor weblogger no Brasil. Confira o post inteiro em: Cerejuda e em Arteando

Para Sibilia (2005), as palavras de um blog se tornam nada mais do que uma forma de fotografia do momento, algo estático, e estão lá nos arquivos que servem como coleções de momentos presentes, e fulgazes. Para a autora, não há a reflexão profunda em cima do que foi escrito, a não ser que, como no meu caso, o usuário se debruce sobre essas fotografias e realmente veja o que elas significaram naquele momento e o que elas representam no momento de agora.

REFERÊNCIAS 

CARVALHO, Luciana. CARVALHO Monica. O registro da Memória através dos diários virtuais: o caso dos blogs. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n.1. 2005. Disponível em: http://www6.ufrgs.br/emquestao/pdf_2005_v11_n1/3_oregistrodamemoria.pdf. Acesso em: 25 ago. 2010.

SIBILIA, Paula. A vida como relato na era do fast-forward e do real time: algumas reflexões sobre o fenômeno dos blogs. Em Questão, Porto Alegre, v.11, 2005, p.35- 51. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/viewFile/110/68. Acesso em: 25 ago. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário