terça-feira, 14 de setembro de 2010

E os critérios de avaliação?

Falei bastante sobre avaliação de blogs, a qualidade dos blogs, problemas de autoria, confiabilidade, autenticidade, construção coletiva do conhecimento, ferramentas para avaliar blogs, devido sistema de referência das fontes e outros aspectos, mas como esquematizar tudo isso?

E será que não está ficando nada de fora?

O blog é uma ferramenta da web 2.0, uma ferramenta para comunicação, um meio. Sua plataforma é a  internet. Mas o que caracteriza os serviços oferecidos dentro da web 2.0? O que caracteriza a internet de um modo geral?

Será que, além da qualidade de conteúdo a apresentação de um site, de um blog, de uma rede social, sua funcionalidade e acessibilidade não estão em jogo?
Até aqui nada se havia falado sobre esses aspectos, mas eles não são de forma alguma menos importantes, pelo contrário.

Hoje em dia as pessoas não querem esperar, querem informação no minuto em que clicam em um link.

Quer um exemplo prático?

O Google Analytics, ferramenta que agregada a um site coleta todas as informações possíveis gerando diversas estatísticas de acesso, trabalha com a taxa de rejeição. Através dessa "variável" ele consegue saber quanto tempo o usuário fica na página e indicar o que deve ser melhorado nos aspectos de funcionalidade das páginas:
Taxa de rejeição é a porcentagem de visitas de páginas únicas ou visitas nas quais a pessoa saiu do seu site na página de entrada (destino). Use essa métrica para medir a qualidade da visita - uma taxa de rejeição alta geralmente indica que as páginas de entrada do site não são relevantes para os visitantes. Quanto mais atrativas forem suas páginas de destino, mais tempo os visitantes permanecerão no seu site e se transformarão em clientes. (GOOGLE, online)
Na área de webdesign existe toda a teoria de como elaborar um site atrativo e funcional. Se a página não se destacar, devido à grande disponibilidade de informação e de páginas distantes apenas um simples clique, certamente ela será descartada da lista de fontes de informação daquele usuário. É o que se poderia chamar de "mercado", e um mercado tenso e informações. O uso das fontes de informação deve ser feito  com muito cuidado para que sejam filtradas por critérios de avaliação que analisem tanto conteúdo quanto a apresentação da informação, assim é necessário que a informação esteja bem organizada e depois seja apresentada de forma agradável ao usuário (TOMAÉL, 2001).

Por esses motivos, cada vez mais, ferramentas como Google Analytics dão os nortes de como apresentar seu produto/informação de uma forma eficaz, principalmente quando dessa apresentação resulta o ganho de dinheiro.

Link para uma apresentação do Google Analytics (em inglês): http://www.google.com/intl/pt-PT/analytics/tour.html

Alguns autores esquematizaram critérios de avaliação para sites e blogs que irão orientar a avaliação do blog da Biblioteca Central no próximo post, que encerrará a parte sobre avaliação de blogues. Esses critérios são bem abrangentes e se constituem numa importante forma de, por exemplo, pesar numa balança a funcionalidade e qualidade de grupos específicos de sites/blogs.
Primeiro apresento parte da caractegorização para avaliação de blogs dada por Alvim(2007) onde são identificados critérios, dentro deles parâmetros e para esses alguns indicadores.(Clique para visualizar melhor)
Quadro 1: Alguns critérios de avaliação utilizados por Alvim (2008)

Os critérios utilizados por Hidalgo e Bruna foram (simplificadamente):
- Parámetros generales: donde se definen aspectos globales relativos al diseño, estructura, identidad, url y objetivos.
– Identidad, información y servicios: en la que se abarca todo lo referente a la presencia de contenidos e identificación de autores y responsables, así como servicios de ayuda y búsqueda de información.
– Estructuras y navegación: fundamentalmente, haciendo referencia a aspectos relativos a usabilidad.
– Lay-out de la página: que tiene que ver, del mismo modo, con la usabilidad y su aspecto general. – Accesibilidad: en el que se incluyen las validaciones de css, html/Xhtml, y se aplica el Test de Accesibilidad Web (TAW). (HIDALGO; BRUNA, 2007, p.118)

Tomaél (2001), após dois anos de pesquisa chegou a alguns critérios entre os quais:

a) informações de identificação - dados detalhados da pessoa jurídica ou física responsável pelo site de forma a identificá-la plenamente:
- Endereço eletrônico (URL) do site definindo clara e objetivamente a autoria ou o assunto do qual trata a fonte;
- E-mail do site (organização que disponibiliza a fonte) diferente do e-mail da fonte de infor-mação;
- Título da fonte de informação claro e preciso, além de informativo; [...]
b) consistência das informações - detalhamento e completeza das informações que fornecem:
- Cobertura da fonte, abrangendo informação de toda a área que se propõe;
- Validez do conteúdo, isto é, sua utilidade em relação aos propósitos do usuário final;
- Resumos ou informações complementares como elementos que realmente contribuam para a qualidade; [...]
c) confiabilidade das informações - investiga a autoridade ou responsabilidade:
- Dados completos de autoria como mantenedor da fonte, podendo ser pessoa física ou jurídica;
- Autor, pessoa física, reconhecido em sua área de atuação, demonstrando formação/espe-cialização.
- Analisar a organização que disponibiliza o site, caso o autor da fonte pertença a ela;
- Conteúdo informacional relacionado à área de atuação do autor demonstra relevância; [...]
d) adequação da fonte - tipo de linguagem utilizada e coerência com os objetivos propostos:
- Coerência da linguagem utilizada pela fonte com os seus objetivos e o público a que se destina;
- Coerência do site onde a fonte estiver localizada com seu propósito ou assunto.
e)  links
- Links internos  -  recursos que complementam as informações da fonte e permitem o acesso às informações e a navegação na própria fonte de informação:
- clareza para onde conduzem;
- tipos disponíveis: anexos, ilustrações, informações complementares, outras páginas do site;
- atualização dos links, apontando para páginas ativas;[...]
f) facilidade de uso - facilidade para explorar/navegar no documento:
- Links:
- que possibilitem fácil movimentação página-a-página, item-a-item, sem que o usuário se perca ou se confunda;
- links suficientes na fonte, que permitam avançar e retroceder;
- Quantidade de clics para acessar a fonte e a informação:
- da página inicial do Site até a fonte: recomendável três ou menos clics;
- da fonte à informação: recomendável três ou menos clics;[...]
g) lay-out da fonte - mídias utilizadas:
- As mídias utilizadas devem ser interessantes;
- Tipos de mídias utilizadas: imagens fixas ou em movimento e som;[...] (TOMAÉL, 2001, p. 9-12)
E se ainda resta alguma dúvida de porque tanta importância para a avaliação dos conteúdos que se apresentam em sites, blogs e afins é só pensar num dado recente, de que um grande número das pesquisas realizadas na internet são sobre saúde, desparelho a esse número é a qualidade dos sites que são, em sua maioria, alheias ao código de ética médico.

Essas informações foram retiradas da edição de 03 de novembro do Jornal Futura, Telejornal do Canal Futura. Confira no vídeo abaixo:



Se visto por esse lado não restam dúvidas de que um melhor controle do que é disponibilizado na internet é mister.
Confira nestes vídeos o que mais o pesquisador André de Farias Neto, da Fiocruz, fala a respeito da qualidade dos sites nessa área:

Leia também: Selo de qualidade para sites de saúde





REFERÊNCIAS

ALVIM, Luisa. A avaliação da qualidade de blogues. Comunicação no 9º Congresso da APBAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2007. Disponível em: http://badinfo.apbad.pt/Congresso9/COM105.pdf. Acesso em: 20 out. 2010.

GOOGLE. Ajuda do Analytics. Disponível em: http://www.google.com/support/analytics. Acesso em 20 out. 2010.

JIMENÉZ HIDALGO, Sônia; SALVADOR BRUNA, Javier. Evaluación formal de blogs con contenidos académicos y de investigación en el área de documentación. El profesional de la información, v.16, n.2, p.114-122, 2007.

TOMAÉL, Maria Inês. et al. Avaliação de fontes de informação na Internet: critérios de qualidade. Informação & Sociedade: Estudos, v.11, n.2, 2001.

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