terça-feira, 14 de setembro de 2010

Adaptação de ferramentas da Biblioteconomia para o meio virtual?

Então, quais seriam outros meios de avaliação da informação no meio virtual?
Poderiam ser adaptadas algumas ferramentas da Biblioteconomia para um certo "controle" da informação para garantir um pouco mais a certeza de uma fonte confiável?

Hoje em dia os bibliotecários utilizam para o processo de catalogação várias técnicas de indexação, entre elas estão catálogos de autoridades. Mas como isso funcionaria na internet? Já existe um projeto em andamento e pode ser acessado em http://viaf.org

A iniciativa é da Biblioteca do Congresso, da OCLC e Deutsche Bibliothek e se baseia em uma catálogo de autoridades online. É possível pesquisar os autores, assim como uma biblioteca possui seu catalogo de autoridades para efetuar a catalogação. A vantagem é que essa ferramenta está online e disponível para acesso na web. É a democratização de uma ferramenta utilizada exclusivamente por bibliotecários servindo para uma possível melhora nos processos de busca da informação no meio virtual. 

A catalogação de um modo geral está passando por novas adequações e uma idéia diferenciada, não para substituí-la, mas sim uma outra forma de "controle bibliográfico" é o FRBR – Functional Requirements for Bibliographic Records. Vale a pena ler mais a respeito. (Clique no link)

Sobre o projeto, a subdiretora da Biblioteca Nacional de Portugal fala que:
Podemos, naturalmente, encarar no futuro um ficheiro de autoridade internacional e partilhado, como sendo parte integrante da “Web Semântica”. A ideia será tornar a Internet mais inteligente para navegação automática, o que envolve a criação de uma infra-estrutura de recursos ligados e o uso de vocabulários controlados, aquilo que se designa por “ontologias”. Estas ontologias podem ser usadas para permitir apresentações ou visualizações na língua e escrita do utilizador. (CAMPOS, 2003?, online)
Mas a princípio essa ferramenta  seria utilizada apenas por pequisadores, no máximo alunos de graduação, permanecendo a um grupo restrito caso nao se popularize. Sabemos que ser popular na internet, hoje, é ser Google. Todas as novas idéias e ferramentas que surgem pela internet a Google compra mais cedo ou mais tarde.

Infelizmente é preciso pensar que, tendo sua funcionalidade reconhecida, seria interessante que houvesse algum tipo de relacionamento entre as ferramentas Google e as ferramentas da biblioteconomia, assim os usuários só teriam a ganhar.

Ainda que, hoje em dia, a Web não ofereça grande quantidade de informação controlada, devemos desenvolver esforços para que se possa funcionar no caos … com alguma ordem e, sobretudo, compete às bibliotecas e aos bibliotecários dar aos utilizadores a opção de uma pesquisa mais fiável, se eles assim o quiserem. ( CAMPOS, 2003?, online)

REFERÊNCIA
CAMPOS, Fernanda Guedes de. Controle de autoridade: novos contextos e soluções [2003?]. Disponível em: http://purl.pt/331/1/docs/comunicacao/12manha/controlodeautoridade.doc. Acesso em: 02 set. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário