segunda-feira, 30 de agosto de 2010

De simples diários a importantes meios de comunicação e informação

A intenção de “religar os saberes”, de aliar a inovação dos blogs como possibilidade de trabalhar com informação, educação e memória é um tema instigante e também importante, já que há fortes indícios do crescimento e da diversidade de uso dos diários virtuais, que a princípio serviam a um público exclusivamente adolescente e hoje já apresenta mostras da sua diversificação. (CARVALHO; CARVALHO, 2005, p. 64)
Se em 2005 os pesquisadores já previam essa nova linha de interação entre informação, memória e educação, hoje em dia a essas áreas são somadas outras tantas no processo de construção de um blog e no seu papel social. Sim, hoje já se pode pensar em papel social de um blog.

Pensando ainda através de seu fim inicial, assim como diários escritos, eles podem também sair da individualidade e virem a compor a memória coletiva de um determinado grupo ou da sociedade. (CARVALHO; CARVALHO, 2005). Exemplos são blogs tratando de assuntos atuais, como as guerras no oriente, escritos a partir da perspectiva do escritor, suas impressões e angústias a respeito. Mesmo sendo um diário ele irá refletir um momento maior, algo com o qual outras tantas pessoas podem se identificar.

Acontecimentos, processos que antes levavam 3 anos ou mais, nesse novo momento dos avanços tecnológicos levam apenas meses. Os blogs já não tem mais esse aspecto que eu vivenciei, ganharam credibilidade. São fontes de informação cada vez mais procuradas. Profissionais de todos os segmentos se mostram através de seus blogs, suas opiniões, suas críticas e afins.

Na Biblioteconomia cada vez mais os profissionais se conscientizam que um blog não é algo fora da realidade de uma Biblioteca, pelo contrário. Inseridas nas redes sociais as bibliotecas oferecem muito mais aos seus usuários e só tem a ganhar.

Apesar de existirem tantos, e ser praticamente impossível ler todos os blogs que de alguma forma interessam, a consolidação desta mídia tende para o avanço.
Aguarde post sobre Biblioteconomia x blogs
Imagem: stockbrazil
REFERÊNCIAS

CARVALHO, Luciana. CARVALHO Monica. O registro da Memória através dos diários virtuais: o caso dos blogs. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n.1. 2005. Disponível em: http://www6.ufrgs.br/emquestao/pdf_2005_v11_n1/3_oregistrodamemoria.pdf. Acesso em: 25 ago. 2010.

0 comentários:

Postar um comentário